quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Resenha: Teatro Selena


Autor: Domnall September
Páginas:281
Gênero: Ficção, Fantasia
Nota: (4/5)
Editora: Young 
Edição: 1ª (2015)

Sinopse: O misterioso teatro Selena abre as portas à procura de talentos que deem vida ao teatro. De tempos em tempos, faz audições para recrutar os melhores talentos que puder encontrar. Pessoas com capacidades de canto, dança e instrumentais. Mas acima de todos esses cargos, está o Grand Coryphe. Aqueles que dão energia para manter Selena sempre vivo e interessante. Erika Isoni é uma garota sonhadora que ama dançar e cantar, mas que tem uma doença rara que a impede de fazer o que mais ama se não tem uma parada cardíaca, decide fugir das “paredes brancas” – seu isolamento do hospital –, se depara com o teatro e se arrisca a fazer uma audição. Erika é o que o Teatro procura a muitos anos. Mas o que será que acontecerá com ela? Selena é um teatro normal? Fantasia, comédia e muito mistério te aguardam nessa incrível história.

"A vida de quem não tem um sonho provavelmente é uma coisa bem medíocre... Não deve ser muito diferente de um astronauta que deu o azar de perder contato com a nave e agora vaga pelo vácuo escuro do espaço. Esperar a morte chegar lentamente e destruir de vez qualquer expectativa. Impensável para mim, deixar que o universo me mastigue e me engula sem que eu tire nenhum proveito."

Erika Isoni é uma jovem cheia de planos eternamente adiados devido a sua frágil saúde, que a obriga a passar grande parte de sua vida em um hospital. Certo dia, em um impulso, resolve fugir do hospital, ato que mudaria para sempre sua vida... Conhece durante a fuga, o Teatro Selena, que para a sua sorte, ou não, está com audições abertas. Ao participar do teste com improvisações e demonstrar um talento nato, surpreendeu-se ao passar e mais ainda ao tomar conhecimento de que teria uma posição de destaque. 

"Se a senhorita tiver confiança e fechar seus olhos durante a apresentação, seus passos virão naturalmente. Tal é o seu talento."

A jovem percebe mais tarde que o Teatro tem seu próprio mundo, sua própria realidade... paralela a que sempre conheceu. Porém, para seguir seu sonho, deveria tomar uma decisão muito importante, que mudaria e salvaria a vida de muitas pessoas. Ali nasceria uma nova Erika, que deveria ainda, passar por diversas provações e que despertaria não apenas a admiração mas também a inveja daqueles com quem conviveria.

"- Essas dores que você sente neste instante, não existem mais. Seu corpo não é mais o corpo que você tinha antes. Você é uma nova pessoa. Essas dores ficaram em seu antigo corpo, em sua antiga vida. Agora, você está em Selena, onde todos os sonhos podem e irão se tornar realidade. Acredita em mim? Acredita em você mesma?"

Erika abre mão de sua vida atual não somente devido a sua saúde, mas para dar uma nova chance para sua mãe, uma nova vida. Embarca em um mundo onde tudo é possível, um mundo de magia. Mas tudo tem um preço...

"Entendia perfeitamente a dor do silêncio e por vezes se perguntava se essa não era a maior punição que alguém poderia receber, dependendo de seu crime: a solidão."

O livro prendeu minha atenção logo nas primeiras páginas, quando somos apresentados à Erica, e não deixou nada a desejar em relação as minhas Primeiras Impressões. O enredo foi muito bem elaborado, e a narrativa, envolta em mistérios e até mesmo cenas de comédia, me fez viajar para o mundo de Selena... cada página era uma aventura. Os personagens são muito bem descritos, cada um com um tipo de personalidade marcante que me fizeram torcer por alguns e ter raiva de outros... outros ainda me deixaram em cima do muro... sem saber realmente suas intenções (soube aqui que sofreria pela continuação rsrsrs).  

O mundo que me foi apresentado no interior de Selena me fez pensar em diversas situações onde a única opção é ser forte e enfrentar os próprios medos, permitindo transpor obstáculos que, muitas vezes, pensamos ser impossível de conseguir.  

A leitura foi bastante prazerosa e a indico a todos os leitores fãs do gênero fantasia. Até mesmo para quem nunca se aventurou nesse gênero literário, considero esta história uma ótima porta de entrada! Parabéns Domnall September e obrigada por dividir o Teatro Selena conosco! Aguardo ansiosa pelo Livro 2!

Leitor (a), caso ainda não conheça este livro e tenha ficado curioso, não deixe de ter seu exemplar. Deixe aqui, nos comentários, o que achou desta dica literária. Até à próxima! Aguardo vocês!